Foco Sistêmico X Foco no Indivíduo
Sílvia Roscoe


Por mais que eu valorize trabalhos de coaching, mentoria, terapia, yoga, treinamentos e todas as demais modalidades de intervenções para desenvolvimento do indivíduo, entendo que precisamos também de ações sistêmicas para promoção da saúde e desenvolvimento das pessoas e organizações.
Uma vez, uma empresa me pediu uma proposta de coaching de bem-estar e saúde para seus executivos, porque detectaram que grande parte deles corria alto risco de problemas cardíacos mais graves em um curto/médio tempo.
A empresa tinha uma cultura que valorizava o executivo herói que trabalha de 10 a 14 horas por dia, não tem horário de almoço, vive sobre uma pressão louca por “resultados”.
Perguntei então o que eles fariam, além de contratar o processo de coaching, para ajudar os executivos a conseguirem fazer as mudanças que precisavam em seu estilo de vida.
Os contratantes me olharam com cara chocada.
A mensagem que me passaram foi de que eram da área de medicina e que já estavam fazendo muito contratando um processo de coaching de bem-estar e saúde.
Não estavam dispostos a fazer nenhuma mudança relativa à cultura da empresa.
Era responsabilidade do indivíduo lidar melhor com toda aquela pressão.
Não viam que fazer palestras sobre qualidade de vida e contratar coaching de bem-estar e saúde apenas era totalmente incongruente com todas as outras mensagens que a empresa passava para as pessoas.
Acredito que é possível fazer trabalhos que fortaleçam o indivíduo de forma a lidar muito melhor com qualquer tipo de problema ou pressão, mas achar que é tudo responsabilidade dele me parece um pouco demais. Além disso, ao fazê-lo, negamos nosso poder de agir sistemicamente e reforçamos o sentimento de impotência e incompetência das pessoas. Isso pode agravar ainda mais sua saúde em geral.
Ações sistêmicas atingem um contingente de pessoas muito amplo e possibilitam, muitas vezes, atuar na causa de vários problemas individuais!
Ações com foco no indivíduo fortalecem as pessoas e potencialmente ampliam o nível de consciência delas para que ajam sistemicamente!
Precisamos das duas!
Sílvia Roscoe
Profissional com mais de 30 anos de experiência corporativa. Atuação em Gestão de RH, Desenvolvimento de Lideranças, Treinamento, Coaching e Mentoria. Atualmente dedica-se à Coaching, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas. Faz também trabalhos de Intervenção Cognitiva, Acompanhamento de Pessoal e Integração de Equipes.


LER MAIS
POR QUE DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES?
Porque precisamos, independente do nosso cargo ou função, assumir a responsabilidade por liderar a nossa vida e influenciar positivamente a vida de outras pessoas.
Pagina 1
Pagina 2
Pagina 3

